JSD

-a +A

Cerca de 120 jovens das Regionais do Norte do País preparam as Autárquicas de 2013 através da formação Poder + Local.

Poder + Local, uma aposta na formação!

23 de março

Ler Artigo

Poder + Local, um sucesso na formação!

Cerca de 120 jovens das Regionais do Norte do País participaram no passado sábado, dia 23 de Março, na Formação Autárquica organizada pela Comissão Política Nacional da JSD e dos Jovens Autarcas Social-Democratas, na Póvoa de Varzim. Hugo Soares, Presidente da JSD, relembrou que “Cumprimos hoje uma das missões mais nobres da JSD: a formação política”. Hugo Soares salientou a importância dos jovens na construção de projetos políticos autárquicos com as melhores propostas e com os melhores candidatos para as nossas terras.

Na primeira parte da manhã, Alberto Machado, Presidente da Junta de Freguesia de Paranhos, deu a aula sobre Juntas de Freguesia: Competências, Composição e Atribuições. Através de uma apresentação dinâmica, Alberto Machado explicou como funcionam estes órgãos e ainda partilhou diversos exemplos de boas-práticas, na área da ação social, empreendedorismo, ou apoio às escolas. Para além disso, falou do serviço de tele assistência a idosos, um dos diversos serviços inovadores que implementou. A terminar a sua intervenção, Alberto Machado deixou aos participantes uma mensagem que o tem guiado ao longo do seu trabalho: “É sempre possível fazer melhor!

Na segunda parte da manhã, contámos com a presença do Professor Carlos Abreu Amorim, Deputado à Assembleia de República e Candidato a Presidente da Câmara Municipal de Gaia, para a aula sobre Assembleia Municipal: Composição, Competências e Atribuições. “Temos um sistema autárquico muito sui generis” afirmou Carlos Abreu Amorim, e por isso mesmo ofereceu a todos uma aula rica e rigorosa sobre o funcionamento deste órgão. Mais ainda, Carlos Abreu Amorim apresentou as alterações à atual lei, analisando-a de forma crítica e construtiva.

Ao almoço o Líder da Bancada Parlamentar do PSD, Luís Montenegro, partilhou a sua experiência como autarca na oposição. Salientou a importância de auscultar a população e de ouvir os outros. Ao terminar a sua intervenção, Luís Montenegro deixou o repto para que todos os jovens da JSD “sejam os motores da convicção de ir à luta”.

A parte da tarde começou com a aula sobre Câmara Municipal: Composição, Competências e Atribuições, com o Dr. Pedro Vinha da Costa, Presidente do PSD Matosinhos e Candidato do PSD a Presidente da Câmara Municipal de Matosinhosque relembrou que É importante que saibamos dignificar a mais nobre função da política: servir a comunidade.

A segunda parte da tarde foi preenchida com os dois exercícios de simulação de assembleia de freguesia e assembleia municipal, nas quais todos os jovens participaram de forma activa e entusiasmada.

O jantar contou com a presença do Dr. Virgílio Macedo, Presidente da Distrital do Porto do PSD, que salientou o empenho dos jovens na formação política autárquica. Simão Ribeiro, Secretário Geral da JSD, encerrou o dia de trabalhos, apelando à inclusão dos jovens nos órgãos autárquico, de forma a poderem contribuir de uma forma determinante para o desenvolvimento das nossas terras.